Como Funciona o sistema de Ar-Condicionado Automotivo.

1024 575 Luiz Dias

O Ar-condicionado sem dúvida é um sistema muito útil na vida das pessoas, principalmente em épocas de muito calor.

Nesta matéria vamos explicar rapidamente os componentes e o funcionamento deste sistema.

Evaporador: ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do veículo.

O ventilador ajuda a empurrar esse ar resfriado para dentro da cabine.

Compressor: para que o fluido circule pelo sistema é necessário utilizar um compressor. Esse dispositivo está fixado por um suporte ao lado do motor e ligado a ele através de um sistema de polia e correia.

Uma vez acionado, o compressor gera uma diferença de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, elevando sua temperatura e pressão.

Condensador: é uma espécie de trocador de calor localizado na dianteira do veículo, à frente do radiador do motor.

Essa posição privilegiada permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando calor do fluido refrigerante, baixando assim sua temperatura.

Filtro Secador: ao sair do Condensador o fluido agora no estado líquido, mas ainda sob elevada pressão, passa por um filtro chamado de “Filtro secador” cuja função é reter partículas de impureza, impedindo que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade presente no fluido.

Válvula de expansão: após sair do secador o líquido em alta pressão chega à válvula de expansão onde se transforma em vapor a baixa pressão e baixa temperatura. Voltando para o Evaporador e repetindo o ciclo.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.

onze + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.